Procurando identificação de insetos do Cerrado


.
Coloco aqui algumas imagens que fotografei no bioma Cerrado precisamente numa cidade há 120 km de Goiânia Goiás no Centro Oeste. São insetos que desconheço e, por mais que fizesse buscas pela net não consegui encontrar nenhum  que fosse pelo menos parecido com eles. Talvez esta seja um tarefa para os especialistas em Entomologia.

As imagens foram colhidas numa área rural meio a vegetação. Se alguém souber a identidade e informar eu ficaria grata.


Para maiores detalhes clique na imagem e quando abrir clique novamente para vê-las redimensionar.

Este inseto foi visto e fotografado durante o dia em época chuvosa do Cerrado no mês de novembro de 2011. Foto colhida em perfil pelo lado esquerdo e a parte mais volumosa é o abdomem. Possui uma antena.

.Inseto sem identificação visto no jardim de uma propriedade rural do Cerrado em Goiás. 

Inseto de vida noturna (mariposa) procurando a iluminação das lâmpadas dentro de casa no mês de junho/2012. Sua aparência lembra uma tartaruga.

Mariposa com aparência estranha com aparência de uma tartaruga, entrou dentro de casa procurando o calor das lâmpadas.

.

Rara borboleta azul

.
Borboleta ou mariposa apareceu sobrevoando vasos de plantas durante o dia. Azul com com listras cinza e branco, as asas sombreadas em azul escuro no centro próximo ao corpo e azul claro nas extremidades. Possui pintas cor de rosa choque.

Borboleta azul rara  encontrada no Cerrado.
Caliandra do Cerrado mostra imagens de borboleta azul metálica com pintas rosa-choque.

Fotos da borboleta: Jane Carneiro
Demais fotos: Elma Carneiro

.

.

4 comentários:

  1. Oi, Elma e Jane, cheguei!
    Pra te ser sincero, Elma, acho mesmo que essa deveria ser uma tarefa pra um entomologista, mas na falta de um, serve eu? Vamos lá!

    A primeira imagem é uma ninfa de hemíptero da família Coreidae, provavelmente do gênero Acanthocephala.

    A segunda imagem não é de uma mariposa. É também de um hemíptero, mas numa família totalmente distinta. Trata-se de uma jequitiranaboia do gênero Fulgora, família Fulgoridae, parente das cigarrinhas.

    As últimas imagens são de tirar o fôlego! Esta é uma borboleta da família Riodinidae, gênero Lyropteryx. É preciso uma pesquisa mais aprofundada sobre a ocorrência na sua região, mas a princípio é uma Lyropteryx apollonia.

    Gostaria que considerasse ter estas imagens publicadas em http://insetologia.blogspot.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Então estamos ambos muito felizes!
    Quanto à Jequitiranaboia, existem três espécies, todas muito parecidas. Erroneamente, na internet, todos chamam todas de "Fulgora lanternaria", mas é preciso cuidado na identificação, por isto, a princípio, Fulgora sp. é muito mais seguro.
    O medo que você sentiu é normal, inclusive parece ser esta a função deste "topete"! Existem muitas lendas acerca deste bichinho, mas é absolutamente inofensivo. Muito obrigado, as postagens no Insetologia ficarão lindas, todos os créditos e links serão postados.
    E parabéns pelo blog, é ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Cesar Crash
    Duplamente agradecida por suas informações sobre esses insetos.
    Como disse, eles foram encontrados na região do Cerrado e, com sua ajuda e presteza agora sabemos a identificação destes insetos.
    Obrigada e volte sempre.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Elma, normalmente eu recebo os pedidos de identificação preenchidos no formulário do blog. Assim, eu tenho o e-mail da pessoa que pediu e posso avisá-las por e-mail quando fizer as postagens.
    Se quiser, pode se comunicar comigo pelo kaiser77*rocketmail.com (O * no lugar do @ é por causa do spam).
    Depois dos três eu posto aquela aranha, tá?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma