Liberdade aos animais em seu habitat


Por questão cultural, o Homem quer se passar por um ser a parte da natureza, ou mesmo uma espécie superior, devido a sua capacidade intelectual, porém estamos intimamente inseridos nesses ambientes, até mesmo indiretamente, através de ações, que em grande parte tem sido prejudiciais e destrutivas a esses meios.
Em um ambiente natural intocado pelo Homem, todos os seres que o compõe, sejam eles animais ou plantas, estão ligados entre si, interagindo de maneira harmônica, quase que em perfeito equilíbrio na distribuição de recursos. Quando o Homem retira parte desses recursos, sejam eles biológicos ou não, interfere desajustando os elos de ligações entre os seres.
A cultura de manutenção de animais começou com os egípcios, que capturavam em suas viagens e batalhas pequenos gatos selvagens, baduínos e leões e os mantinham em seus templos como símbolo de força e poder. Este costume passou também para seus cidadãos que adquiriram o hábito de colecionar animais exóticos.

A exploração de animais em zoológicos é uma violação à DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS que assegura que todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins supostamente educativos é condenável.
O Projeto Zoológico sem Animais é um projeto pensado nos animais que são capturados de seu habitat natural para servirem às atividades de interesses humanos. Ele tem a intenção de reverter a situação à qual esses seres são submetidos.
As jaulas provocam aos animais tristeza e depressão que pode levá-los a morte, as jaulas os impedem de:
  • Correr.
  • Caçar por conta própria.
Outros problemas são:
  • Perder a família.
  • Perder seus hábitos.
  • Perder sua liberdade.

Animais humanizados


Domesticamos tanto os animais que segundo o teólogo Rafael Rodrigues eles não sabem mais ser “animais”. E chegamos tanto a este excesso de humanização de seres que estamos em determinado grau interferindo em sua evolução natural.
Humanizar os animais é tão prejudicial e danoso quanto a mutilação, abandono, sofrimento e descaso.

O Cão é considerado como um filho para a maioria dos brasileiros, países orientais como China, Vietnã e Coréia se alimentam de cães. A forma de como a sociedade cuida de seus bichos é, portanto, o reflexo de sua cultura e história. Entretanto, no geral as pessoas tendem a humanizar os animais. Quando a convivência com os animais faz enxergar neles traços humanos surge então o perigo. Transferir nossos hábitos e vontades a eles é tentar modificar as leis naturais.

Este leão que viveu toda uma vida entre grades desde o nascimento é encaminhado ao Grupo de Apoio aos Grandes Primatas (GAP), santuário ecológico em Sorocaba, a 99 km de São Paulo, que recebe animais vítimas de maus tratos. (Foto: Divulgação/Ibama) Fonte: GI-goblo.com/notícias

Um leão preso em cativeiro é muitas vezes maltratado, além de receber alimentação inadequada, pois a alimentação de um tigre, um elefante, um urso ou mesmo um leão é bastante dispendiosa. Outro argumento valido e real é de que os animais ficam trancafiados em espaços pouco maior do que o próprio corpo a maior parte de suas vidas, pois só saem das jaulas para os treinamentos e para as apresentações.
.

Não vá a circos com animais

.
Veja a postagem Os zoológicos e seu fim mostrando o que o homem é capaz de fazer com os animais para mantê-los num circo afim de obter ganhos com a domesticação dos animais selvagens, clicando na imagem abaixo.


.



.

2 comentários:

  1. Oi Elma procurei seu contato aqui no blog e nao encontrei...queria te fazer um convite,de postar seus textos onde vc fala do cerrado no nosso Blog,sendo nossa colunista mensal.Voce pode utilizar textos que vc ja publicou aqui e colocar o link para seu Blog,para nao complicar.O que acha,se quiser saber melhor basta acessar o nosso Blog ou enviar e-mail: projetobrasilis@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. AQUI NESTE CANTINHO ESTÁ A POSTAGEM
    ttp://sandrarandrade7.blogspot.com/2011/08/ecologia-day-aprendendo-reciclar.html
    ESPERO VC POR LÁ.
    POSTEI NO DIA 03 DE AGOSTO.
    BJS
    SANDRA

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma