Mungubas floridas

As mungubas florescem nessa época do ano e as ruas ficam cobertas como se fossem romper em festas sob fogos de artifícios pelo formato de suas belíssimas flores a colorir as avenidas. Minha cidade é assim: florida por todos os lados o ano inteiro.
  • Nome Científico: Pachira aquatica
  • Nome Popular: Munguba, castanheiro-do-maranhão, falso-cacau, cacau-selvagem, castanheira-da-água, castanheiro-de-guiana, mamorana, mungaba, monguba
  • Família: Malvaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Central e do Sul
  • Ciclo de Vida: Perene
A monguba é uma bela árvore tropical, de caule frondoso e copa arredondada, capaz de alcançar 18 metros de altura. Nas florestas tropicais podemos encontrá-la em ambientes brejosos, ou à margem de rios e lagos, o nome científico "aquatica" provém desta característica. Apresenta folhas grandes e palmadas, dividas em 6 a 9 folíolos verdes e brilhantes. As flores são muito bonitas e perfumadas, com longos estames de extremidade rosada e base amarela. Os frutos grandes e compridos, semelhantes ao cacau, contém paina sedosa e branca que envolve as sementes. As sementes da monguba podem ser consumidas torradas, fritas ou assadas, e até trituradas como um sucedâneo do café ou chocolate, e diz-se que são muito saborosas.
flor da Munguba-Goiânia-foto Elma Carneiro


Fotos: Elma Carneiro

5 comentários:

  1. Acho lindas essas flores. Eu já conhecia, já fotografei a flor e o fruto, mas não sabia o nome. Também não sabia que as sementes eram comestíveis.
    Obrigada pelas valiosas informações e pela beleza das imagens.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Também a conhecia e ela é muito linda.
    Lugar privilegiado esse que você mora.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. ESTOU FAZENDO UM ESTUDO SOBRE ESTA PLANTA (MEDICINAL), GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇOES COMO
    QUAL É O PERIODO DA FLORA?
    QUAL E O PERIODO DO FRUTO?
    OU SE POSSIVEL CONSEGUIR MUDAS?
    SOU DE BELÉM DO PARÁ.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de árvore, de flores, e de frutos deliciosos...que descobri que são comestiveis, e realmente são saborosos, principalmente o café que eu fiz, torrei as castanhas e triturei no liquidificador....ficou deliciioso !!! Tenho duas árvores em meu sitio aqui no Rio de de Janeiro. Prazer , Salete!

    ResponderExcluir
  5. Ola sou o Josevaldo de Campo Grande Mati Grosso do Sul. Tenho um pé desta árvore no meu quintal, onde os periquitos fazem a festa.
    Esses dias provei de sua castanha porém são muito saborosa. Algum problema ao ingerir???

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma