Um bosque - Bosque dos Buritis - Goiânia


Goiânia Verde


“Goiânia é a cidade mais arborizada do País e a segunda no mundo. A capital goiana perde, apenas, para Edmonton, no Canadá, que detém a concentração de 100 m² de árvores por habitante. São cerca de 950 mil árvores, sendo 382 espécies diferentes. Entre elas, a mais comum é a monguba, seguida pela sibipiruna e guariroba. Mas se vê também muito por aí flamboyants, palmeiras imperiais, sete-copas, entre outras. As Áreas de Preservação Ambiental (APA’s) também são opções de lazer, diversão e convívio social em meio ao trânsito agitado, barulho e poluição das grandes cidades. “Quando buscamos um lugar para diversão e para relaxar, muitas vezes queremos contato com a natureza”, Fonte: Diário da Manhã
 .
Bosque dos Buritis - Foto Joventino Neto
Aqui foi meu passeio nessa tarde de domingo.
Situado no centro da cidade, está o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia, o Bosque dos Buritis que ocupa uma área de aproximadamente 125.000 m2.
Nesse local, lagos refrescantes, uma vasta vegetação e o som de pássaros e animais podem ser apreciados bem de perto pelo homem.

Clique nas imagens para ampliar

Obra do artista goiano Siron Franco dentro do Bosque dos Buritís - Monumento à Paz MundialO "Monumento à Paz Mundial" encontra-se a poucos metros após a entrada principal do Bosque dos Buritis localizada no Setor Oeste da cidade - Goiânia
A obra é de autoria do artista plástico goiano Siron Franco e foi concluída em 1988, para lembrar o 1º ano de aniversário do acidente com o Césio 137 . Trata-se de uma escultura de cinco metros de altura que, por ser de concreto, pesa cerca de 50 toneladas.
Sua estrutura é composta por duas pirâmides de concreto, invertidas uma sobre a outra, resultando de tal combinação uma ampulheta símbolo usado antigamente para marcação do tempo. Na "cintura", encontram-se amostras de terra de vários países, a (Austrália, Israel, Holanda, Ghana, Portugal, Suécia, Uruguai e a ex-URSS, Brasil, Hungria e Argélia ), foram os primeiros países a enviar amostras de seus solos.

Hoje, já se encontram mais de 100 amostras de terra de todos os continentes.

A ampulheta traz consigo os seguintes dizeres:
.

"A Terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos"

.

Entrando no bosque reina a paz, não se ouve o barulho da cidade e parece que tudo o mais fica distante. Não se fala dos momentos políticos atuais, a disputa desleal entre os homens, contendas e guerras, discussões conflituosas e pessoais, não se vê a ganância, a inveja e a vaidade, pois em contraste com tudo isso os pássaros cantam e voam a sua liberdade. Seus cantos são de paz e o silêncio é maior ainda. E me fiz silêncio quando esse pombo branco aproximou-se de meus pés. Segurei a respiração por alguns segundos com receio de interromper essa comunicação tão prazerosa e fotografei.

A primeira foto menor acima é de Joventino Neto.
As demais: Elma Carneiro

Observações poéticas e reflexões durante minha caminhada Dentro do bosque você poderá ver clicando na imagem abaixo com texto de Elma Carneiro.
 .
.
.
.
.

6 comentários:

  1. Elma,
    Que delícia, esse momento vivenciado por vc e por quem tem a oportunidade de conhecer seu blog.
    A música linda e relaxante, as fotos tb.
    Gostei muito. Obrigada, viu?
    bj
    Jane

    ResponderExcluir
  2. Olá Elma!

    Desconhecia este espaço, me fiz seguidora. Este blog é inspiração para os olhos e transmite paz, serenidade. As fotos são simplesmente lindas!

    Be:)os,
    LUmeNA

    ResponderExcluir
  3. Olá Elma, sou artista plástico de Goiás velho, moro em Curitiba,parabéns pelo seu blog, belas fotos matei a saudade de Goiás, vou vir mais vezes, abraços

    Di Magalhães

    ResponderExcluir
  4. Elma querida, lindo seu blog, a sua delicadeza e sensibilidade de olhar e tratar o mundo à sua volta, um grande beijo, Maria Abadia Silva

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma