Cerrado - a flor do pequi

Pequizeiro florido
pequizeiro é uma árvore que habita cerrados, cerradões e matas secas ao longo de todo o bioma do Cerrado. Não há comprovação científica da origem dos pequizeiros, mas sabe-se que estão as margens do rio Araguaia e nas regiões gerais da Bahia, Goiás e Minas Gerais. O pequizeiro tem aproximadamente 8 metros de altura e sua copa pode chegar a 8 metros de diâmetro, parecendo um grande guarda-chuva, sendo que queimadas recorrentes podem manter o pequizeiro na forma de subarbusto, em campos sujos. Assim como outras árvores do Cerrado, o pequi possui tronco e galhos tortuosos. Seus frutos, quando maduros, chegam a 14 centímetros de comprimento por 20 centímetros de diâmetro, podendo pesar até 300 gramas.

Infelizmente, várias espécies nativas do Cerrado, entre elas e pequizeiro, estão sendo queimados em fornos clandestinos com o objetivo de produzir carvão para indústrias siderúrgicas da região.
.

A flor do pequi - exuberância e beleza

.
A flor do pequi é exótica, extremamente delicada e frágil e tem um cheiro particularmente curioso. As flores são amarelas e se desgrudam a qualquer vento para longe do caule. Neste desgrudar, soltam uma nódua e deixam no ar um cheiro de esperma. Suas flores são hermafroditas, compostas por cinco pétalas esbranquiçadas, livres entre si, com numerosos e vistosos estames (masculinos).

O pequizeiro floresce durante os meses de agosto a novembro, com frutos madurando a partir de setembro (normalmente novembro) até o início de fevereiro.


Na próxima postagem falarei sobre o seu fruto: o pequi. Quem prova, ou ama ou odeia, (dito popular).


Os frutos, seu perfume exala




Fotos:Elma Carneiro, Pachelli Jamacuru, Lêda Nardelli, Roberto Okamura


Promessa cumprida: veja a receita de como cozinhar e fazer um bom prato do pequi clicando na imagem.



.
 , 
.

14 comentários:

  1. Adorei a postagem e gosto bem de um frango com pequi.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Que lindaaaa flor !!! saudades de vc querida Elma. Como sempre com postagens espetculares.

    um enorme beijo

    ResponderExcluir
  3. Belíssima flor, Elma. Eu conheci alguns pequizeiros, já na época dos frutos... Que pena, não conheci a flor. (O pequi não é tão gostoso como dizem, não para mim.)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Coisa liiiinda!!! Valeu! beijos,tudo de bom e essa flor é exuberante!chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Elma,
    Fui criada comendo pequi: cozido e no arroz. Nossa família faz parte da turma que ama. Tenho um irmão que a-do-ra pequi, mas mora no Sul. Coitado! Quando vem por aqui se esbalda! Outro dia ele me cobrou: quer a flor do pequi em meu blog. Infelizmente ainda não pude satisfazê-lo. Vou repassar o link do Caliandra para ele e, quando um dia conseguir fotografá-la, venho aqui lhe dizer. Claro, não ficará tão linda como as suas. Fotografo apenas para divulgar o que existe de belo à nossa volta...
    Um abraço no coração!
    Luísa

    ResponderExcluir
  6. Elma, obrigada pelo comentário e pela foto! Na próxima segunda, 22, ela fará parte de nossa Via Verde. Até lá!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Tenho uma surpresa para você no meu novo blog:
    http//lumynart.blogspot.com/.

    Passe por lá para o ir buscar.

    Abraços,
    LUmeNA

    ResponderExcluir
  8. Oi Elma, que flor linda a do Pequi! Lembra a flor de Lótus!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei encantada com a flor do pequi quando a vi pela primeira vez.
    Eu tenho bastante licor de pequi, que eu mesma fiz com os frutos colhidos na chácara de um amigo.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Realmente são lindas as flores do pequi, mas os frutos tambêm não ficam para traz.
    Agora um arroz co Pequi é divino....

    www.mtcidades.com.br

    www.aventuratur.net

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de utilizar uma de suas fotos em uma capa de um livro sobre o pequi, vc me autorizaria utilizá-la?

    ResponderExcluir
  12. Alguém conhece a música sertaneja "A flor do pequi"?

    ResponderExcluir
  13. Hoje escreverei sobre a flor do pequi.Se quiser ver meu blog, tenha aqui o endereço:
    wwwbbcr.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma