Preservação Ambiental do Parque Areião - Goiânia

Goiânia verde 

“Goiânia é a cidade mais arborizada do País e a segunda no mundo. A capital goiana perde, apenas, para Edmonton, no Canadá, que detém a concentração de 100 m² de árvores por habitante. São cerca de 950 mil árvores, sendo 382 espécies diferentes. Entre elas, a mais comum é a monguba, seguida pela sibipiruna e guariroba. Mas se vê também muito por aí flamboyants, palmeiras imperiais, sete-copas, entre outras. As Áreas de Preservação Ambiental (APA’s) também são opções de lazer, diversão e convívio social em meio ao trânsito agitado, barulho e poluição das grandes cidades. “Quando buscamos um lugar para diversão e para relaxar, muitas vezes queremos contato com a natureza”, Fonte: Diário da Manhã
.
Goiânia, avistando em primeiro plano a área da Reserva Ambiental do Parque Areião
Cerca de 30% da área total da cidade é coberto por áreas verdes. O Parque Areião está entre as 17 áreas de preservação ambiental de Goiânia. Esse é um trecho da parte sul da cidade, onde fica o parque ocupando uma área de 215.000 m²

Goiânia a cidade mais arborizada do Brasil

.
Sem ufanismo, pois não vou dizer que o melhor lugar do mundo é aqui, mas pode ser o agora. Mesmo porque esse melhor lugar pode não estar num estado físico, material ou geográfico porém dentro de nós, ou aquele que nos faz sentir em harmonia com nossa natureza como também aquele que vem de encontro com nossos anseios do agora.

Posso também amanhã estar em "Shangri-lá" e não me sentir feliz.
E posso sentir que o melhor lugar do mundo esteja num abraço, ou a um passeio dentro de minha própria vida.
Mas, viver em Goiânia é um privilégio.

Qualidade de vida e dignidade

.
Todas as tardes, aliás, quase todas vou até esse local, uma grande área verde bem no centro da cidade, para fazer minha caminhada. Lá me sinto num paraíso onde posso caminhar, ouvir o cantar dos pássaros, o burburinho das águas nas próprias nascentes e respirar a plenos pulmões um ar puro e livre da poluição. O local é um Parque Ecológico, com uma floresta de espécies nativas de fauna e flora todo cercado por uma alta grade de ferro pintada de verde. Sua área conta com duzentos e quinze mil metros quadrados. .O parque oferece à comunidade pista de Cooper iluminada, duas estações de ginástica, parque infantil, campo de futebol e uma Vila Ambiental projetada para desenvolver atividades de educação ambiental. E tudo isso com segurança policial. Contornando todo o parque estende-se a pista de caminhada com 2.400m, mas, pode-se também fazer um bom percurso num caminho mais acidentado dentro da mata e ainda ter a vantagem de poder apreciar as inúmeras espécies de árvores, nativas que foram preservadas. Muitas árvores frutíferas, ornamentais e algumas outras foram plantadas formando então um local rico de preservação, com placas de identificação de suas categorias. .

Pista  de caminhada que circunda a parte interior do lago, há  seguranças a qualquer hora do dia abrangendo todos os locais do Parque
O parque Areião possui um belíssimo lago formado por três nascentes do Córrego Areião e um braço do Córrego Botafogo, trilhas ecológicas, várias espécies de animais e vegetais que convivem em perfeita harmonia, oferecendo aos visitantes momentos raros de contemplação nesse santuário.
.
Parque Areião-Goiânia-Preservação ambiental
Nas margens do grande lago, reflexos se multiplicam  como se fossem lâminas de espelhos
Passear pelas trilhas é uma aventura maravilhosa e cheia de surpresas principalmente quando nos defrontamos com uma paisagem florida como essa bem no meio da reserva, sem contar com um grande bando de macacos que podemos ver entre árvores pelo caminho que se alimentam com frutas e verduras do interior da mata recuperando o hábito de buscar comida em seu ambiente natural. Aqui vivem também outros animais de pequeno porte.

Flores nativas no interior da mata do Parque
Vemos por todos os lados borboletas dentre os vários tipos de insetos, além do canto dos pássaros e o frescor desse verde. Após passar por essas flores, já se começa a ouvir o barulho da água caindo das fontes.

Num outro ângulo as margens do lago um jovem jacarandá mimoso dá mais beleza a paisagem
De um outro lado da pista  externa  de cooper do parque, uma fileira de Cássia-rosa entre canto de pássaros
Muito verde e água sem poluição dando frescor tanto aos habitantes do parque quanto aos visitantes para uma  integração plena com a natureza. No fundo do lago, muitos peixes.
Cada local é meticulosamente preparado por paisagistas que valorizam o ambiente
Um casal de patos?
Lago do Parque Areião-Goiânia- deslizando na água do lago os patos oferecem pela  visão  transmitindo momentos de muita paz.
Os patos em grande quantidade deslizam nas águas num vai e vem constante
No parque existe um bando de aproximadamente 70 indivíduos de macaco prego. É expressamente proibido dar comida aos animais, na mata existe farta alimentação natural  de árvores frutíferas cultivadas para esta finalidade.
Preservação Ambiental. O barulho provocado pelo movimento dos bambus pelo vento desperta a imaginação,  e  às vezes assusta os desavisados que  de início não conseguem associar o ruído com o som próprio da natureza.
Um bambuzal que verga com o vento fazendo ruído pelo atrito, rangendo, pelo movimento imperceptível entre os bambus. Entre frestas, o lago brilhante, límpido e dentro dele uma vida aquática intensa, com peixes, seus insetos e também se vê pássaros pescadores fazendo seu mergulho do ar até afundar nas águas e buscando dali o seu alimento levantando voo com sua presa prateada serpenteando entre o bico. ElmaCarneiro

"A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que fazemos do que temos" Thomas Hard



Fotos:Elma Carneiro

.

3 comentários:

  1. Preciosas imagenes.
    Saludos y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de lugar! Eu também caminharia por aí todos os dias. Acho falta de um lugar assim para caminhar.
    Beijos e um bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. I was so impressed with the reflections on the water then I saw the awesome bamboo! How pretty!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma