Paineira - Época das plumas

.

Ver as paineiras floridas nas avenidas e praças é um espetáculo a parte que meus olhos não podem fugir de contemplar tamanha beleza. As flores são grandes, com pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas.

Esta árvore pertence à família das "barrigudas" do nordeste e do "baobá" da África, as paineiras são donas da paisagem que vai do mês de maio a agosto, quando forram as calçadas do branco de suas painas. As fotos registraram o período de 19 de maio a 15 de agosto.
Produz um fruto verde, que, quando maduro, rebenta as sementes envoltas em fibras finas e brancas - a paina - Os periquitos também ajudam a deixar o ar carregado de plumas, enquanto fazem uma festa de grande algazarra. Eles se alimentam das sementes do fruto e as retiram antes de amadurecer deixando apenas a casca.

Apesar de toda beleza, as paineiras tem causado problemas quanto a ação de sua pluma no sistema respiratório das pessoas que estão mais próximas.
Veja abaixo o vídeo de uma reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo.


Fotos: Elma Carneiro
Flor: flickr.com
Periquitos: Vantuir Oliveira

Plumas das paineiras geram polêmica


Sábado, 25/07/2009 - As paineiras, árvores típicas da região, costumam soltar plumas nessa época do ano. E por causa da baixa umidade, respirar perto dessas árvores pode causar problemas respiratórios".

Infelizmente o vídeo foi desativado, desculpem



.

7 comentários:

  1. amei as fotos e o video uma graça!!! parabéns...

    tem selinho p vc np meu blog, dá uma passadinha p pegá-lo...

    bjocas

    ResponderExcluir
  2. As pessoas só enxergam o lado ruim. É uma pena que lhes falte sensibilidade para a beleza e também para perceber que os benefícios são maiores.
    Estão lindas as fotos.
    Fiquei encantada com uma árvore carregada de flores que vi na minha última viagem. Me disseram que era uma paineira vermelha. Você conhece?

    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Elma, parabéns por este post! Além das ótimas fotos e informações, você coloca um vídeo excelente. O Caliandra está cada vez melhor!

    Ontem, tarde da noite... aliás, acho que na madrugada, estive aqui apreciando as paineiras mas deixei para comentar hoje.
    Beijos e ótima semana.

    PS: Consegui colocar na barra do Leituras, um link Home e um link para o Leaves of Grass.

    ResponderExcluir
  4. Elma, obrigada pelo link que me mandou. As flores da minha foto são mesmo da paineira vermelha. se você quiser posso te mandar outras fotos dela.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Elma, gostoso viajar o seu espaço.
    E gosto das paineiras, têm sabor de infância - mas o que não tem? Eu tinha a natureza inteira na porta de casa, ou porta a dentro. Mas me lembro bem das paineiras, espinhentas desde o tronco até os galhos, às vezes parecia que eram só galhos, como esqueletos tristes, e muito vivos, e as painas, como aquele casulo duro abrigaria tal doçura dentro, e as flores, de uma beleza singular - como tanta beleza naqueles galhos finos, frios, secos?

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Que beleza o ciclo da natureza, as paineiras que dão as flores, soltam as plumas e alimentam os periquitos. Mas tudo tem dois lados, existe este incômodo respiratório para as pessoas mais sensíveis. Acho que estas deveriam evitar se aproximar delas nesta época, mas cortar as árvores acho um exagero.
    Muito lindo teu post!
    Um beijão.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma