Terra Ronca (Espeleologia )

.

 

O mundo que não vê a luz solar

 

Parque Estadual Terra Ronca, criado em 7 de julho de 1989, tem área de 57.018 hectares e limites, estabelecidos em agosto de 1996. É destinado a proteger os rios e cachoeiras, bem como a fauna, flora e a paisagem natural da região e, para proteger, principalmente o patrimônio espeleológico do mais expressivo conjunto de cavernas América Latina, sendo que, as mais famosas são Terra Ronca, Angélica, São Bernardo, e São Mateus.

.

Espeleologia


O Estado de Goiás (Brasil) possui 521 cavernas cadastradas na Sociedade Brasileira de Espeleologia, organismo não governamental que congrega grupos dedicados à pesquisa, exploração e proteção das grutas e cavernas no País. Alguns desses ambientes estão entre os maiores da América do Sul. A 300 Km ao norte de Alto Paraíso e norte do estado encontra-se o complexo espeleológico de Terra Ronca, um dos mais belos e significativos conjuntos de grutas e cavernas do mundo.
Localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos. Criado em 1989, o Parque Estadual de Terra Ronca foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO , em 2000.

Entrada da Caverna Terra Ronca em  Goiás.
Entrada da caverna Terra Ronca

Possui uma área de aproximadamente 57 mil hectares, abriga grutas com formações calcárias raras e preservadas, um espetáculo da natureza subterrânea.
Sua principal atração é o complexo cavernícola, concentrado em pouco mais de 40km, onde se encontram inúmeras grutas de raríssima beleza, como as grutas de Terra Ronca (que deu nome ao parque), São Mateus e Angélica.
A formação desse complexo se deve à ação dos rios que nascem na Serra Geral, ganham volume sobre os maciços de quartzito e acabam formando uma série de cavernas ao encontrarem o maciço de rochas calcárias dentro do Parque.
A região possui vários sistemas de grutas, que têm em comum as galerias quilométricas e o grande volume dos cursos d'água.

Entrada da Caverna Angélica
Os seus salões monumentais que chegam a dimensões impressionantes de 150 mil m, com abóbadas de até 100 m de altura, surgiram a partir de atividades sísmicas há milhões de anos. Numa era remota, Terra Ronca sofreu um grande desabamento que causou a sua divisão em duas partes.
A vegetação do Parque é formada por cerrado, cerradão, matas de galeria e veredas, sendo um excelente habitat para uma vasta gama de espécies animais.

Caverna Terra Ronca

Tem este nome pelo barulho produzido pelas águas, que “roncam"

O que se sabe cientificamente é que esse imenso funil de calcário, cheio de buracos e câmaras internas, funciona como um amplificador de som. Qualquer barulho lá dentro, como o de uma pedra caindo ou da própria passagem da água do rio, soa mais forte e distorcido. Daí a impressão de que aqui a terra ronca.

O primeiro salão, onde há uma formação que se parece com um altar, de aproximadamente 760 m de extensão e 100 m de altura. A gruta de Terra Ronca é a mais conhecida do local e se caracteriza principalmente pelo seu enorme pórtico e pela grandiosidade de seus salões.
São ricamente ornamentadas por estalactites, estalagmites e outras formações.
No complexo tem cavernas com alto nível técnico, que só são possíveis de serem exploradas por espeleólogos experientes e bem equipados e outras de fácil acesso com possibilidade de simples visitação ecoturística.

Porta de entrada da caverna AngélicaCaverna Angélica - A porta de entrada dessa caverna tem 90m de abertura e uma extensão de 700m.

Colunas de calcário da caverna AngélicaAngélica - colunas de calcário

Angélica é uma das maiores e mais belas do parque guardando ainda intocada sua magnífica formação geológica de milhares e anos.

Caverna São BernardoCaverna São Bernardo

Estactites da Caverna São MateusEstactites da Caverna São Mateus

A Caverna São Mateus é uma das maiores do Brasil e sem dúvida a mais rica em formações. O Salão dos 700, mostrado nesta imagem, é riquíssimo em espeleotemas. As formações deste local são muito raras, belas e frágeis; Não se pode encostar nas formações, que podem se quebrar. Tocar pode interferir na cor. O Salão dos 700 é proibida a visitação, os guias só levam pesquisadores ou espeleólogos.

Salão dos namorados 

.

 O complexo da Terra Ronca possui duas claraboias, uma delas chamada de “Buraco das Araras" e outra, um imenso ambiente chamado "Salão dos Namorados", ricamente ornamentadas por estalactites, estalagmites e outras formações. No seu interior, imensas dunas subterrâneas cortadas pelo rio.

Pérolas no Salão dos Namorados.



Imagens colhidas no Google

.


Você precisa saber e conhecer como é a Cidade de  Pedras  nas proximidades da cidade histórica Pirenópolis - Goiás na Serra dos Pirineus  a 1. 385m de altitude com trilha ecológica.

Clique na imagem que ela o levará a mais informações


.

.

21 comentários:

  1. Elma,

    muito interessante, a começar pelo nome, que eu não conhecia!

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo Elma! Tanta beleza escondida por esse Brasil afora! Hay que haver muchos "roncos" en la Tierra, para despertarmos! Mas o "ronco" mais importante e fundamental terá que ser do próprio Homem, ao lado de seus semelhantes!

    ResponderExcluir
  3. Que MARAVILHA, Elma! Uma participação nota 10! Texto e imagens de muita competência e beleza! Não imaginava que existissem 521 cavernas no Estado de Goiás. Vou voltar para rever esse post e ampliar as fotos para poder apreciar melhor. Mais uma vez aqui meu agradecimento por você estar hospedando o Ecological Day com brilhantismo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog, parabens por seu belíssimo trabalho de amor por nosso naturalmente maravilhoso país!

    ResponderExcluir
  5. Que riqueza de informações sobre estas obras primas da natureza. Não imaginava que havia tantas cavernas no estado de Goiás.
    Magnífico e completo o teu post!
    Abraços e um bom Ecological Day!

    ResponderExcluir
  6. Elma: TERRA RONCA,
    adorei saber deste poema.

    Uma beleza de imagens.

    JU

    ResponderExcluir
  7. Elma
    A natureza nos proporciona espetaculos maravilhosos como esse da Terra Ronca belissimo.

    ResponderExcluir
  8. Wow! The caverns are very special.

    Thank you for hosting Ecological Day.

    Beijos,
    Paz

    ResponderExcluir
  9. OLÁ ELMA
    Confesso-me fascinado com este seu belissimo trabalho de recolha!
    "TERRA RONCA"
    E que bem que ela ronca, este barulhinho da água ma gruta... uma maravilha!
    Não tive coragem de ver as imagens todas, é que me doi o coração de tanta saudade que sinto do Brasil!
    Parabéns minha amiga.
    Procurarei não falhar todos os dias 2 de cada mês.
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderExcluir
  10. Oi Elma!

    Obrigada por avisar sobre meu errinho na inscrição rs, eu cliquei no link que deixou no meu blog deu direto naquela página e preenchi rs, mas agora está corrigido e postado dê uma olhada.
    Parabéns pelas maravilha que nos trouxe aqui no seu blog, sempre comento com meu marido, que ás vezes ás pessoas querem tanto viajar fora do país e mal conhecem o Brasil.
    Não conhecia esse nome, foi uma novidade, achei muito interessante!
    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Elma, so interesting the text and wonderful the pictures.
    Thanks for the Ecological Day!

    ResponderExcluir
  12. Minha lindona, deixei o textinho por lá

    O homem só irá se dar bem na vida, se souber preservar aquilo que a natureza entrega a ele.









    A grande mágica da nossa existência é estar em sintonia com ela, e a sintonia pode ser traduzida por
    E Q U I L Í B R I O!!!
    Isto se consegue na preservação dos animais, das matas, da água, da terra e sobretudo, pelo respeito ao ser humano!
    Há que se pensar mais nos outros, e olhar menos para nós mesmos!

    ResponderExcluir
  13. Quanta coisa bonita espalhada por este nosso Brasil. Muitas vezes nos maravilhamos com imagens de fora, ignorando as belezas que temos por aqui.
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Elma, só vc mesmo para definir minha debilidade hahahahah Bjusssssssssssssssssssssssssssssssss, adorei! CON

    ResponderExcluir
  15. Oi Elma,
    Estou aqui de novo para apreciar mais uma vez o seu incrível post!

    Uma amiga, a Gená, do blog Entretantos está participando do Ecological Day, mas não colocou o link no Mister Linky. Já fui lá agradecer e avisá-la. O link do Entretantos é este:
    http://eugenia-franco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Elma!

    A Helen Marie do Contos da Madrugada! manifestou o desejo de participar do proximo ecological Day, pediu que se possível avisássemos um dia antes!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Elma, é muito gratificante quando a gente faz uma postagem e recebe um elogio como o seu! Fico feliz que você gostou.
    Um beijo,
    Sonia.

    PS: Já resolveu o problema da atualização do seu blog? Não consegui descobrir o que é o tal de "Postar comentários (Atom)"....

    ResponderExcluir
  18. Olá Elma, gostaria de me desculpar imensamente pela confusão que fiz com o dia da blogagem coletiva, que realmente era do meu interesse.

    Fui verificar se seria possivel apagar minha inscriçao e acabei me inscrevendo duas vezes.

    Parabens por sua iniciativa e pelo belissimo trabalho!

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. This post is actually a fastidious one it assists new internet users, who are wishing in favor
    of blogging.
    Feel free to visit my page :: dilatador nasal

    ResponderExcluir
  20. Agradeço o compartilhamento.Parabéns pela iniciativa....."lá de onde a gente dorme e a terra ronca!" São Domingos - GO

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma